Decidi ocupar um tempinho do meu verão a ler, e hoje já li dois livros seguidos! Upa Upa... Tenho aqui de lado um terceiro, nominado de Cristiano Ronaldo Momentos, mas esse já nao me chama tanto a atenção. ;)
Os outros sim, Viciam! São duma colecção duma escritora brilhante, que eu admiro imenso - Maria Teresa Maia Gonzalez - E da Colecção Profissão Adolescente!
Cada livro aborda um tema diferente, dos nossos dias e dos nossos jovens. Hoje li "Noites no sotão - A Historia de um rapaz que saiu de casa aos 18 anos, por desde sempre ser mal tratadado pelo pai alcoolico, que bate na mae e no seu irmão mais novo, e "O ombro da Claudia" - A Historia de uma jovem que vive só com a mãe e com o seu quase padrasto Leonel, um fanático religioso, muito intolerânte, e que parece querer anular a vida dela. E é quando o ombro de Claudia fica estranho, que ela se recorda de historias antigas que levam a perceber que as coisas com ela nao estão bem.
Brilhante mesmo...
Já li tambem:
"Alguem sabe do João?" - Fala das dores e das angustias passadas por João, que se sente culpado pela morte do melhor amigo, Guilherme.
"Estrelas á chuva" - A Historia de Estela,uma rapariga futil que só quer ser uma cantora famosa, cruzada com a vida dura de Gisela, Uma rapariga negra, que se viu obrigada a crescer muito cedo por força das circuntâncias.
"David, O herio entre chamas" - A historia de um rapaz, que morava com os avós, que quando vê a casa onde sempre viveu a arder num dos incêndios de verão, luta para dar aos avós tudo que sempre lhe deram a ele, descobrindo pelo meio a magia do amor.
"O Salvador" - Um rapaz, que contra a vontade da mãe, pertence e é lider dum grupo que ajuda os sem abrigo, que acaba por descobrir num dos dias em que destribui comida ligaçoes para a vida.
"Entre irmãs" - São duas irmãs, filhas e abandonadas pelo mesmo homem, que nunca se conheceram, e uma delas acaba por descobrir a existência de uma irmã, e sem o total apoio da mãe, decide encontra-la.
“ Os adolescentes tem lá o seu mundo, um mundo próprio que eles escolhem para viver quando não suportam o que está a acontecer á sua volta. Desde que isso não se torne um hábito, é compreensível. É bom sonhar, de vez em quando… é bom imaginar outros mundos, onde tudo o que desejamos é possível. “ -
O Ombro da Cláudia, Maria Teresa Maia Gonzalez