domingo, 29 de agosto de 2010

João de Meira

Quando olhamos para trás vemos sempre muitas coisas. Olho para trás e vejo coisas boas e menos boas. Coisas, pessoas, momentos e flashes de que me orgulho, outras nem tanto.


A minha João de Meira já não é bem a Minha João de Meira.
Durante seis anos aquelas paredes foram a minha segunda casa. Foi lá que eu cresci, que eu aprendi tudo o que sei hoje e que conheci gente para a vida toda.
No primeiro ano, não gostava, fazia birras, chorava e faltava às aulas, mas foi tudo uma questão de tempo até me sentir em casa.
Passar por aquele sítio e não ver o nosso cantinho dos intervalos, nem a rosa dos ventos no chão e ver um enorme edíficio vermelho parte-me o coração.
Já não vou poder mostar a ninguém onde estive durante aqueles maravilhoso seis anos.
Agora que olho para trás, vejo os professores de quem tanto gostei e de quem hoje sinto saudades, vejo as funcionária que desde o primeiro segundo me deram a mão e que tantas vezes ligaram para a minha mãe, vejo as horas na fila da reprografia e do bar, vejo a ansiedade nas horas de testes, vejo as pessoas com quem partilhei salas de aula, lápis e canetas. Sinto o vento das correrias para chegar em primeiro à sala e os empurroes na saída, oiço os gritos de toda uma escola feliz.
Aluno por aluno, professor por professor e funcionário por funcionário fizeram com que todos os dias eu tivesse gosto em entrar por aquele portão e senti-se sempre um pouco de magia misturado com orgulho em pertencer áquela tão doce família.
Depois veio o nono ano. O melhor de todos. O que me fez chorar. O que mais me custou adeixar. Veio o baile de finalistas. Veio o dia de sermos princepes e princesas. Veio o dia em que tive de me ir embora, e fazer de todos os momentos, sorrisos, choros e zangas, meras lembranças. E de transformar as fotografias, videios e recadinhos em pequenas recoradções, para mais tarde, ou hoje, recordar.
Diante de algumas coisas más que se foram passando as coisas boas ganharam sempre: as visitas de estudo, o 9H, os carinhos e as caras contentes de toda a gente, todos os dias.

Agora, é a hora do adeus. É a hora em que tudo muda para sempre. É a hora de olhar para trás e de ver quem fui dentro da Escola E B 2 3 Professor João de Meira. :)






















segunda-feira, 23 de agosto de 2010

de volta

Vamos e voltamos. Partimos e chegamos. Vamos embora, mas acabámos sempre por regressar. E não mudou nada. As cadeiras das esplanadas não saíram do sítio, os filmes em cartaz são os mesmos, a cidade continua bonita e iluminada.
Quando estamos fora sentimos saudades, mas quando voltamos ficamos com desejos de partida.
Os dias passam. As pessoas continuam lá.
Nós acreditamos que os dias também vão mudar, mas depois, o melhor de tudo, é mesmo querer voltar.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

it's true

"1. que ponhas a mão na sua cintura. 2. que fales com ela. 3. que partilhes segredos com ela.4. que lhe emprestes o teu casaco. 5. que a beijes devagar. 6. que a abraces. 7. que a apertes junto a ti. 8. que rias com ela. 9. que a convides para irem a algum sítio. 10. que estejas com ela, em frente aos teus amigos. 11. que sorrias com ela. 12. que tires fotos com ela. 13. que a sentes no teu colo. 14. que quando ela diz "amo-te mais" tu o negues. 15. que quando as amigas dela te dizem "eu amo-a mais que tu ", tu o negues e digas que a amas mais ainda, enquanto a abraças fortemente, para que as amigas dela não a consigam tirar dos teus braços. - isto fá-la sentir amada. 16. que mexas no cabelo dela. 17. que a beijes de repente. 18. que a abraces, mesmo quando ela está de costas. 19. que lhe digas que ela é linda. 20. que lhe digas que a amas. - tens de mostrar que o sentes. 21. que a faças sentir protegida. 22. que lhe digas que ela é tudo. 23. que lhe perguntes o que se passa, quando ela está mal. - não insistas se ela não te quiser contar. simplesmente abraça - a (ela vai-te contar mais tarde). 24. que a faças sentir amada. 25. que a beijes em frente das tuas amigas. 26. não lhe mintas. 27. não a enganes. 28. que a leves a qualquer sítio que ela queira ir. 29. que lhe digas o quanto sentes a falta dela quando ela não está por perto. 30. que estejas lá sempre que ela precisar, e também quando ela não precisar. que estejas lá sempre, para ela ter a certeza que pode contar contigo a qualquer altura. 31. que a apertes junto a ti quando estiver frio. 32. que a abraces firmemente, e a beijes quando estiverem sós. 33. que lhe dês beijos nas bochechas. 34. que quando estiverem juntos, ponhas o braço à sua volta, levantes a cabeça dela, e a beijes. 35. que nunca lhe digas para ir embora, mesmo que estejas a brincar. 36. que quando alguém falar mal dela, estejas lá, e a defendas. 37. que a olhes nos olhos e digas que a amas. 38. que te deites, para ela poder deitar a cabeça no teu peito, que lhe dês a mão e fales com ela enquanto ela descansa. 39. que andes de mãos dadas com ela. 40. que quando a abraças, esse abraço dure o máximo de tempo possível. 41. que quando ela for dormir, lhe desejes bons sonhos (e se não estiverem juntos, que lhe mandes uma mensagem querida de boa noite). 42. que quando ela chorar, a confortes e limpes as suas lágrimas. 43. que a leves a dar uma volta contigo. 44. que lhe lembres sempre que a amas, e o quão importante ela é para ti. 45. que te sentes em cima dela, lhe digas o quanto a amas, e a beijes."

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Desafio

Desafiada pelo Flávio (http://de-maos-dadas-com-o-mundo.blogspot.com/) vou dar musica a 5 blogues. Blogues estes que irão depois dar mais musica a outros cinco. Cá vai:

Marta Cunha http://www.imaginacaoesonho.blogspot.com/ - Lucky, da Britney Spears
Rita Pinto http://www.maislevequeasnuvens.blogspot.com/ - Rolling da reboleira, dos Macacos do chinês
Sara Oliveira http://www.sorrisos23.blogspot.com/ - New Days, dos Asher Lane
Maria Dias http://www.lugar-m.blogspot.com/ - Nothing else matters, dos Metallica
Guida Alves http://www.ausenciadecerebro.blogspot.com/ - Everywhere, dos Yellowcard

sábado, 7 de agosto de 2010

não

Escrevo por não ter nada para fazer, hoje. Não por ter sobrado e por não haver lugar para mim na terra dos Homens, só por não ter nada para fazer.
É sábado e está um calor insuportável lá fora, pelo que está escuro no meu quarto, porque tive que descer a perssiana. Hoje foi daqueles dias a que eu chamo "dia de cama". Apesar do calor, são 16.47 e ainda tenho a cama por fazer (para dessespero da minha mãe!). O meu Pai não veio almoçar, ou seja, nem para almoçar sai do quarto.
Adormeci depois de procurar algo para ver na tv, mas não encontrei nada do meu agrado. Deitei-me só para descançar. E agora estou aqui.
Antes de me levantar estive a pensar em mim. Lembrei-me dum poema da aula de literatura em que alguém dizia que não gostava disto ou daquilo. Acabei mesmo a acahar-me esquisita.
Há uma série de coisas que não gosto. O que eu gosto às vezes é difícil de dizer, mas o que eu não gosto sei muito bem.
Não gosto de ouvir, ler ou saber de algumas coisas. Prefiro que me mintam e que escondam coisas, do que me magoem com a verdade. Também não gosto que me façam sofrer.
Não gosto de percorrer os canais da televisão do princípio ao fim sem gostar de nenhum programa.
Não gosto que me digam frases feitas, mesmo estando sempre a usa-las.
Não gosto de exprimentar tudo em todas as lojas e não encontrar nada que goste.
Não gosto de escuro nem de silêncio, nem de estar sozinha em casa. Tenho medo até.
Não gosto de discutir, mas também não gosto de coisas mal resolvidas.
Não gosto de quase comida nenhuma. Nem de coca-cola.
Não gosto de ler por obrigação.
Não gosto daquilo que ninguém gosta: guerra, violência, pessoas extremamente falsas e mentirosas, que não confiem em mim, que o vento me estrague o cabelo.
Não gosto de olhos azuis, porque dão muito nas vistas.
Não gostos das pessoas más e vingativas das novelas.
Não gosto nada de estudar, aliás, não tenho nenhuma disciplina que goste mas tenho muitas que não gosto!
Não gosto quando o período estraga os meus planos.
Não gosto de sentir raiva ou ciumes das pessoas, mas sinto muitas vezes.
Não gosto de escrever coisas inuteis, que me fazem sentir ridicula, tipo esta. Por isso é melhor ficar por aqui!!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Rita Sara Vanessa Marta Guida Carla Horácio Quim Zé Sousa

Parece-me que esta é a única maneira de fazer chegar esta mensagem a todos vocês:

Há uns tempos atrás eramos todos os melhores amigos. Para onde ia um, iam todos. Toda a gente confiava em toda a gente. Todos tinhamos outros amigos, mas nunca misturamos as coisas e sempre nos demos da melhor e da mais bonita maneira.
É certo que no próximo ano lectivo a maioria de nós vai para a universidade, e as coisas vão inevitavelmente mudar, mas não teêm necessariamente que acabar. Quando deviamos estar a aproveitar ao máximo, aquele que pode vir a ser o último verão juntos, não, andamos aos grupinhos.
Desde quando é que dentro do nosso grupo de amigos há outros grupos ou alguém se sente "à margem"? Ou melhor, desde quando é que há problemas e não se fala com ninguém para os resolver?
Se é assim que queremos que isto acabe, é para o lado que durmo melhor.
Sinceramente?
Estou farta de saber que os meus melhores amigos se sentem mal dentro do grupo!
Se há alguém que se sente à margem, não é por culpa de ninguém em particular. Os convites de piscina, de saídas nas Gualtarianas, de bifanas, ou de outra coisa qualquer, chegam aos membros todos do grupo! (Ah, e eu faço depilação a 2€ a quem precisar!) O que se está a passar aqui não se justifica!
Se há alguem que se sente à margem, se não se sente bem ou outra coisa qualquer, é favor de dizer. Dividir assim o grupo não é justo. Está-se a destruir uma amizade que tinha tudo para durar para sempre!
Não sei desde quando é que "isto" se tornou nesta merda (desculpem a expressão), mas eu começo a não gostar deste mau ambiente.
Os grupinhos que se criaram, bem como os segredinhos e conversinhas nas costas uns dos outros, na opinião são estupidos e desnecessários.
Vocês são e hão de ser sempre os meus melhores amigos. Custa-me ver as cenas assim, porque não há razão!
No meu aniversário, gostava de ver toda agente na piscina, e de preferencia com esta situação ridícula resolvida.





P.S. Guida, ainda não te vi este verão!




Isto sim, era verdadeiro!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

listas

Hoje fiz uma lista dos 5 concertos e locais que quero ver e visitar nos próximos tempos (os U2 já não contam :) :
Berlim
Madrid

Londres
Roma
Nova Iorque


Lady Gaga

The Killers

Mika

Katy Perry

Black Eye Peas