quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

dá-me saudades

É Natal.
Muito provavelmente há um ano atrás estava no Liceu a fazer uma troca de prendas com a minha turma. É verdade que já tive muitas turmas que me marcaram e de quem tenho muitas saudades, mas o 12ºLH1 foi diferente. Se calhar foi por saber que de todos as mudanças que já tinha passado aquela do fim do ano ia ser a maior de todas. De manhã quando acordo quero andar 3 minutos a pé até entrar na escola e não apanhar uma camioneta e fazer uma viagem de meia hora. Quero andar pelos corredores e conhecer as pessoas, dizer que adoro literatura sempre que vejo a Professora Graça, quero conhecer os funcionários, quero o calor das pessoas do meu liceu e não o frio e o silêncio dos corredores da universidade onde não conheço ninguém. Tenho tantas saudades das aulas de história com a Professora Fátima sempre a contar as histórinhas dela, da Professora Isabel e da Professora Rosa sempre muito calmas, da D.Maria entrar pela sala dentro com um ano na mão a dizer s'outora posso?, de ficar nos intervalos a falar com o Professor Ricardo sobre os U2, de ter o Professor Rui sempre a chamar-nos deficientes mentais, de rir para a senhora do bar quando ela diz já sei, com pouco fiambre, do projecto de AP
 No Liceu era tudo mais quente e mais acolhedor, mas sem duvida nenhuma que o que me deixa mais saudades são as pessoas da minha turma. 
sinto falta do Gonçalo a atar-me os cordões, a riscar-me os cadernos e a cantar, de ficar na mesa de trás com a Mary, a Manteiguinha e a Di (no pau, é claro), dos desenhos da Manteiguinha, do barulho das raparigas do lado esquerdo, das músicas e dos paranços estranhos da Natasha, do Carlinhos a falar sozinho, da Márcia sempre a gritar CALOU!, do Vitor sempre virado para trás sempre a olhar para  a Di, da Daniella sempre com uma resposta para as questões dos professores, da Sílvia sempre  a fugir de mim, da Cidália!, de perguntar ao Marquinho se tava melhor do xixi. De tanta coisa e de tanta gente, que provavelmente agora só irei ver daqui a muito tempo!
Agora restam fotografias, poemas, folhas de cadernos sarrabiscados, a caixinha da verdade e todo um conjunto de coisas boas guardadas no coração.
Agora, depois de um ano a conhecer estas pessoas ficam as saudades. Fica o desejo de que tudo lhes corra bem na vida. Depois de 3 anos naquela escola ficam as recordações e a certeza de que ali vivi os melhores anos da minha vida e que ali, dentro daquelas paredes conheci gente que de facto valeu a pena conhecer.
Agora, uma vez que nunca chegou a haver uma despedida espero que entre nós nunca haja também um adeus. :)


Sem comentários: